O Congresso

ocongresso2

O que é o Congresso de Acessibilidade?

Congresso de Acessibilidade é o primeiro evento totalmente online e gratuito realizado no Brasil, com foco na Inclusão das Pessoas com Deficiência e/ou Necessidades Especiais (PcD/PNEs), contando com o apoio de várias empresas e instituições, tais como grupos de apoio ao deficiente, associações etc.

A sua primeira edição foi realizada entre os dias 21 e 27 de setembro de 2014 através do site www.congressodeacessibilidade.com, tendo sido reexibido no período de 06 à 12 de abril de 2015 a pedido de milhares de pessoas que não conseguiram acompanhar o evento, ou que gostariam de rever.

O evento reuniu 40 dos maiores especialistas do Brasil tendo, inclusive, atração internacional, que abordaram assuntos diversos, em palestras e entrevistas, sempre discutindo temas relacionados ao universo dos PcD/PNEs. A palavra de ordem é: ACESSIBILIDADE!Congresso de Acessibilidade

O evento é anual e, em 2015, reuniu mais de 70 mil pessoas em dezembro.

Para 2016 esperamos atingir 100 mil pessoas no Brasil e pelo mundo!

Neste sentido, diversos são os pontos abordados com o intuito de mudar a sua vida para melhor. O foco está na superação, nas tecnologias e na inclusão. Para que tenham não somente força de vontade, mas reais possibilidades e oportunidades para superar suas limitações e dificuldades, usando muitas vezes as tecnologias de informação, comunicação e assistivas para alcançar a inclusão.

Diante disso, alguns pontos se tornam muito relevantes em nossa jornada, tais como o relacionamento familiar, o acesso à educação de qualidade e inclusiva, ao mercado de trabalho, à cultura e ao lazer, bem como as questões relacionadas aos direitos dos PcD/PNEs, legislação, previdência e muito mais.

Também são abordados temas como motivação, superação, empreendedorismo digital, entre outros que possam mudar a visão e as oportunidades de cada um. Todas as palestras e entrevistas foram pensadas para mostrar como a PcD/PNE pode superar seus obstáculos com as ferramentas adequadas, visando sua autonomia, o autoconhecimento das deficiências, o crescimento pessoal, a autoestima e a busca da excelência na área em que desejar atuar, permitindo assim a sua tão sonhada inclusão na comunidade em que vive.

A data de início do primeiro evento coincidiu com a comemoração do Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência (dia 21/09). Durante esse período, também comemoramos o Dia Nacional dos Surdos (26/09). Alguns dias antes do início do evento, em 17/09, comemoramos o Dia Nacional do cego, em 19/09, comemoramos o Dia do teatro Acessível. Após o encerramento do Congresso, ainda comemoramos o Dia Nacional do Idoso (01/10) e Dia do Deficiente Físico (11/10). Também comemora-se o Dia Nacional da Surdez (10/11), Dia Nacional dos Ostomizados (16/11). Já o Dia do Deficiente Visual (13/12), Dia da Criança com Deficiência (09/12) e o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência (03/12), apesar de um pouco distantes, não foram esquecidos.

A data coincide também com a chegada da primavera, estação da beleza, das flores, da alegria, ou seja, será um momento muito especial de renovação, trazendo para as pessoas com deficiência informações, conhecimentos e oportunidades que podem mudar suas vidas e, o mais importante, no conforto de seus lares.

 

 

O que nos motivou?

A ideia de criar o Congresso de Acessibilidade totalmente online e gratuito nasceu do sonho de um mundo melhor, mais inclusivo, em que todos tenham não somente os mesmos direitos, mas as mesmas oportunidades. E essa ideia inovadora se fortaleceu a partir da Congresso de Acessibilidadedificuldade identificada em se deslocar as PcD/PNEs para os eventos presenciais sobre o tema, que se restringem aos grandes centros, dificultando o acesso dos próprios deficientes (os mais interessados) à informação e ao conhecimento.

Seja pela falta de acessibilidade das cidades, dos meios de transporte, dos serviços públicos ou pelos altos custos de deslocamento, hospedagem, alimentação etc. para participar de eventos em outros estados e cidades, o fato é que permanecemos excluídos, mesmo nos eventos que deveriam servir de ponte para nossa inclusão.

Pensando nisso, resolvemos encurtar o acesso da forma mais moderna possível, trocando o mundo físico pelo virtual. Ao invés das PcD/PNEs irem atrás das informações nos congressos físicos, nós levamos as informações para dentro de suas casas, seu trabalho e até mesmo de seus celulares através da internet.Congresso de Acessibilidade

É claro que o Brasil não está preparado em todo o seu extenso território para atender com qualidade satisfatória em termos de acesso à internet. Em muitas localidades, é quase inexistente, mas acreditamos que seja possível que as PcD/PNEs possam se reunir em escolas, em organizações não governamentais e em outros locais que ofereçam acesso para acompanhar o evento, sem grandes deslocamentos.

A situação dos PcD/PNEs no Brasil

Alguns números são assustadores e, vivendo isso na pele, como deficiente visual, pude sentir o que cada um de vocês sente todos os dias ao tentar estudar, trabalhar, se relacionar, se divertir, enfim, VIVER!

Na Cartilha do Censo 2010 Pessoas com Deficiência elaborada pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República – SDH/PR em 2012, o governo reconhece que “a deficiência é um tema de direitos humanos e como tal obedece ao princípio de que todo ser humano tem o direito de desfrutar de todas as condições necessárias para o desenvolvimento de seus talentos e aspirações, sem ser submetido a qualquer tipo de discriminação.” (Cartilha do Censo 2010, p. 6) Neste mesmo documento, reforça-se a necessidade de garantir a inclusão dos PcDs/PNEs na sociedade: “A Constituição Federal garante aos indivíduos o desenvolvimento pleno no aprendizado, no trabalho e no acesso aos direitos nela estabelecidos. A visão de direitos humanos é baseada na não discriminação e se sustenta em três pilares principais: igualdade de oportunidade, poder de decisão sobre a própria vida e segurança para exigir os direitos”. (Cartilha do Censo 2010, p. 26) Entretanto, não é isso que vemos e vivemos em nossa sociedade.Congresso de Acessibilidade

Segundo o Censo 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), éramos 45,6 milhões de PcDs, o que correspondia a 23,90% da população, sendo 18,60% de deficientes visuais, 5,10% de deficientes auditivos, 7% de deficiência motora e 1,40% de deficiência intelectual. O número de PNEs ainda é desconhecido, mas vem crescendo com o aumento da expectativa de vida (idosos), além dos outros grupos que não são considerados como PcDs. Estima-se que, juntando PcDs e PNEs, eles correspondam a mais de 50 % da população espalhados por todo o território nacional. E ainda assim, são poucas as políticas públicas efetivas em nosso país.

Apesar de uma legislação abrangente, o desrespeito é enorme. Você com certeza já vivenciou ou pelo menos já viu um cadeirante tentando “pegar” um ônibus sem elevador ou que para fora do ponto; um deficiente visual tentando andar pelas ruas da cidade e colidindo com lixeiras, telefones públicos etc.; uma pessoa com deficiência auditiva tentando se comunicar numa fila de banco; uma pessoa com deficiência intelectual sendo alvo de piadas; um idoso tentando atravessar uma rua cujo semáforo muda com tanta rapidez que não é possível chegar ao outro lado.

Esses são exemplos de desrespeito que vivenciamos todos os dias. As dificuldades são inúmeras e tamanhas que acabam por “obrigar” a maioria dos deficientes a se resignarem com suas condições e permanecerem excluídos.

Com este 1º Congresso Nacional de Acessibilidade, temos como objetivos principais: promover a inclusão dos PcD/PNEs na sociedade tanto física quanto virtualmente através da acessibilidade; proporcionar melhor qualidade de vida; disseminar conhecimentos e informações sobre relacionamento familiar, educação, tecnologias assistivas, mercado de trabalho, entre outros; motivar o maior desenvolvimento pessoal de cada um, através do aprimoramento de inteligências múltiplas e competências; promover a busca pela autonomia e independência, inclusive a financeira; desmistificar o papel do deficiente na sociedade e mostrar exemplos de superação.

 

É o Congresso de Acessibilidade, recuperando vidas!

Participe! Mude de vida!

Indique para seus amigos, sejam pessoas com deficiência ou não! Todos devem estar cientes e conscientes da inclusão!

Quem pode participar?

Congresso de Acessibilidade

TODOS! Pessoas com e sem deficiência e/ou necessidades especiais, pais, amigos e demais interessados no tema, educadores, instituições de ensino, empresas, organizações não-governamentais órgãos e entidades públicas, profissionais da saúde, arquitetos, webdesigners, cuidadores, enfermeiros, profissionais da área da cultura, do esporte e todos que precisam conhecer as necessidades especiais, expectativas, capacidades e potencial das pessoas com deficiência e suas reais possibilidades de participação na sociedade para realizarem melhor suas atividades pessoais e profissionais.

Serão muito bem-vindos todos que lutam pela inclusão e que se dedicam à construção de uma sociedade mais justa e de um mundo melhor!

 

One thought on “O Congresso

O que achou? Deixe seu comentário!

Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE